segunda-feira, 23 de junho de 2008

Começa 4o Módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Audiovisual

Ao longo desta semana, o município de Rondon do Pará recebe o 4º módulo do curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Audiovisual, realizado pelo Ponto de Cultura ComVida em parceria com o Instituto de Artes do Pará - IAP. As aulas, que seguem até o próximo dia 28, serão ministradas pelo fotógrafo e produtor audiovisual André Mardock, na Comvida. O curso é mais uma ação voltada para produtores culturais, artistas e técnicos do interior do Estado e integra o Programa Arte Integrada, do Governo do Estado, que realiza esta ação no Ponto de Cultura, em parceria com o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Desde o 1º Módulo o Ponto de Cultura ComVida selecionou para serem capacitados jovens dos Municípios de Rondon do Pará, Dom Elizeu e Abel Figueiredo, com o propósito de, ao final do curso, instalar um Núcleo de Produção Audiovisual da BR-222, com foco nas demandas da sociedade civil e no fortalecimento e disseminação da cultura regional.

Alberto Bitar, da Gerência de Artes Visuais do IAP, explica que nos módulos anteriores os participantes elaboraram um roteiro e produziram as imagens de um vídeo. Agora o momento é de edição e finalização. André Mardock diz que o tema do vídeo será sobre o impacto das mudanças climáticas globais na comunidade local, decorrente da exploração da madeira, um problema comum na região sul-sudeste do Estado do Pará.

Mardock acrescenta que o objetivo do curso é dar aos alunos uma noção do trabalho audiovisual, desde as saídas para captura do material até a construção do produto final na ilha de edição. O modulo 4 tem carga horária de 30 horas.

terça-feira, 3 de junho de 2008

PROJETO RÁDIO-WEB

COMVIDA e GESAC realizam oficina de produção de conteúdos para rádio livre, dias 16 a 20 de junho em Rondon do Pará.


Justificativa:

No Pará, a maioria de pontos de presença do GESAC encontram-se na rede pública de ensino e em Pontos de Cultura. Esses pontos vêm sendo visitados pelos implementadores sociais do programa no Estado. A metodologia de trabalho adotada para o atendimento dessas comunidades tem sido a realização de uma visita inicial para diagnosticar a situação do Ponto de Presença, para em seguida realizar oficinas regionais sobre os serviços do GESAC e o uso de Software Livre, discutindo a filosofia e trabalhando os aplicativos livres. Nosso objetivo é dinamizar a utilização dessas ferramentas buscando repensar as práticas pedagógicas, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem e a construção de projetos inovadores capazes de favorecer um intercâmbio cultural com as comunidades envolvidas.

A integração entre os campos Educação x Comunicação x Cultura não é mais uma novidade. Surgida de demandas de ambos os campos esse diálogo se tornou uma necessidade atualmente. A educação busca novas maneiras de se comunicar, enxerga a falha do livro em razão das mídias atuais e o da educação formal rígida em métodos que não dialogam com a realidade atual e se propõe como instrumento para expressão e transformação cultural da comunidade.

A apropriação dos meios objetiva promover uma educação crítica para mídia através da produção de conteúdo a partir da utilização de conhecimentos teóricos e técnicos. A idéia é que ao fazer um programa de rádio, por exemplo, os indivíduos entrem em contato com a linguagem do meio, pois conhecendo e se apropriando do processo de produção potencializa-se a capacidade de análise daquele meio.

Uma oficina de produção de conteúdos deverá fortalecer a organização da rádio, que veicule músicas e algumas informações através de uma rádio-web. Com esta atividade, novas informações e técnicas para produção de programas e organização da programação, e sobre legislação e história do rádio, serão incorporadas à atuação da escola e Ponto de Cultura que tem interesse em novas tecnologias da educação.

Objetivo Geral:

- Fortalecer a utilização do rádio-web como ferramenta de comunicação dentro do tema Tecnologias da Educação, através de uma oficina de produção de conteúdos radiofônicos.

Objetivos Específicos:

- Exercitar a produção de vinhetas e edição de áudio para conteúdos radiofônicos;

- Conhecer e discutir diversos formatos de programas radio-jornalísticos e métodos para organização de uma programação;


- Debater formas de divulgação da rádio e mobilização para o envolvimento da comunidade na produção de conteúdos e manutenção do veículo;


- Debater a propriedade intelectual e o licenciamento de conteúdos;


- Conhecer e debater a história do rádio e do movimento de rádios livres.



Público-alvo:


Jovens engajados no Ponto de Cultura COMVIDA e organizações sociais locais.

Local:

COMVIDA Ponto de Cultura
Rua Gonçalves Dias, 762 - Centro - Rondon do Pará - Fone: (94) 3326 1242


Período:

16 a 20 de junho de 2008


Metodologia:

Os conteúdos propostos deverão ser contemplados através de experiências práticas, debates e distribuição de material.

Em um ambiente de oficinas, serão conhecidos os diversos tipos de programas e peças jornalísticas para rádio. A intenção é produzir conteúdos e trabalha-los em diversos modelos e formatos, a partir da vontade e da intenção dos participantes e oficineiros. Uma sugestão é organizar peças de áudio que registrem um pouco da história dos moradores do bairro, seus hábitos, suas paixões, a vocação dos artistas e suas raízes.

A idéia é ter duas turmas: uma focando nos conhecimentos e uso de softwares de captura e edição para produção de conteúdos, fazendo com que os participantes conheçam um pouco das técnicas, rotinas e especificidades da produção de conteúdos pra radio, reconhecendo e entendendo as principais diferenças entre os diversos gêneros e modelos de programas.

Para isso serão realizadas atividades práticas de audição de programas produzidos por outras comunidades, realização de entrevistas em campo, no estúdio, e discussões sobre os conceitos de pertencimento, proximidade, interação dos conteúdos com a realidade de ação e intervenção da radio, envolvendo participantes, oficineiros e pessoas convidadas com reconhecida atuação no campo das rádios comunitárias.

A outra turma terá um enfoque voltado para o trabalho técnico com os computadores, outros equipamentos, técnicas de equalização e ajuste de mesa de som, e produção de diversos tipos de vinhetas, usando softwares livres de edição, sintetizadores, e programas de automação e criação de lista de programação.

Posteriormente os conhecimentos deverão ser trocados entre os dois grupos e a comunidade. A divulgação e o envolvimento da comunidade, a questão de licenciamento de conteúdos e a história do rádio e do movimento de rádios livres deverão ser trabalhados através de debates, convidando pessoas e utilizando materiais de diversas mídias, sempre que possível.

As discussões e debates deverão ser gravadas e/ou transmitidas ao vivo, possibilitando a participação de ouvintes nas atividades, e gerando conteúdos que possam ser utilizadas na grade de programação da radio. A programação de atividades proposta abaixo deverá ser reavaliada e livremente alterada no primeiro dia em conjunto por oficineiros e participantes.

É recomendado manter a data e hora proposta para a conversa sobre articulação com a comunidade, para a qual é sugerido que se convide membros de outras rádios ou entidades que as apóiam, para trocas de experiências.


Programação:

TURMA 1 - Manhã

Dia 1: apresentação e discussão da proposta de oficina com os participantes.

Dia 2: discussão sobre gêneros de programas; audição de modelos; discussão e definição de pautas.

Dia 3: produção de notícias da comunidade; entrevistas de campo.

Dia 4: entrevista coletiva com convidados, sobre divulgação e envolvimento da comunidade.

Dia 5: definição coletiva do nome do programa, locutores, programação musical, ordem de transmissão dos conteúdos produzidos.


TURMA 2 - Manhã

Dia 1: apresentação e discussão da proposta de oficina com os participantes.

Dia 2: conhecendo os aparelhos e softwares pra uso na radio e produção de vinhetas, conteúdo das vinhetas; instalação de web-radio e radio livre.

Dias 3, 4 e 5: produção de vinhetas pra radio; uso de softwares sintetizadores e de edição de áudio.


TURMA 1 - Tarde

Dia 1: debate sobre radio livre; legislação de radio; história da radio, e do movimento de rádios livres.

Dia 2: realização de entrevista entre os participantes; edição e finalização do material gravado.

Dia 3: edição e finalização das noticias produzidas gravação de offs; produção de notas e materiais informativos.

Dias 4 e 5: edição e finalização da entrevista coletiva; finalização dos materiais produzidos.


TURMA 2 - Tarde

Dia 1: debate sobre radio livre; legislação de radio; história da radio, e do movimento de rádios livres.

Dia 2: operação dos equipamentos; preparação dos microfones; usando a mesa de som.

Dia 3: produção de vinhetas.

Dia 4: finalização das vinhetas; buscando músicas na internet.

Dia 5: transmissão do(s) programa(s) via radio livre e web-radio; avaliação das atividades.


TURMAS 1 e 2: Noite

Dias 1, 2, 3, 4 e 5: Monte sua playlist.


Responsáveis:

Mariel, Marcilene, Mábio e Rafael (COMVIDA) e Perna (GESAC)