quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Estréias na COMVIDA FM

Em breve teremos na COMVIDA FM a estréia de programas com: A Pastoral da Criança, APAE, Fundação Cultural e Centro Acadêmico. O Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais já está presente em nossa programação através do programa “Terra é Vida” toda quarta-feira as 8:00h da noite.

Em clima descontraído e muita empolgação reuniram-se ontem as 20:00h na sede da Fundação Cultural de Rondon do Pará, A COMVIDA FM 104.9, APAE (Associação de pais e amigos dos excepcionais), Fundação Cultural e Pastoral da Criança. O objetivo da reunião foi iniciar a construção coletiva dos programas destas entidades na emissora.

Dionísio Almeida, presidente da Fundação Cultural, afirmou que esse espaço é primordial para informar a comunidade sobre as atividades das entidades e, fomentar cultura pelas ondas sonoras da COMVIDA FM.

A Pastoral da Criança terá em seu programa o âncora Fernando Fernandes (15 anos), líder comunitário juvenil. Fernando foi repórter mirim na rádio e apresentador do COMVIDA Pela Infância em 2007.

A APAE já havia entrado em contato com a direção da emissora e externado seu interesse em ter um programa de rádio para ser instrumento de informação, formação e mobilização. Drª. Sirlane (presidente da APAE-Rondon) disse estar muito empolgada com o desafio de estrear um programa em rádio.

A reunião foi encerrada com o agendamento de uma oficina de comunicação popular. O objetivo da oficina é capacitar a equipe de comunicação destas entidades para que eles tenham ferramentas para construir seus programas e mantê-los no ar. Cada entidade inscreverá 04 participantes na oficina e a idéia é multiplicar.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

COMVIDA é eleita para Conselho Municipal do Meio Ambiente

Os membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente - CONSEMA, eleitos para o mandato biênio 2008-2010 serão empossados nesta sexta-feira dia 19 em solenidade na Câmara de Vereadores. A eleição dos conselheiros aconteceu em Assembléia no último dia 10 e a COMVIDA foi eleita junto com o Grupo Escoteiro Xavante para representar as associações e organizações não-governamentais que atuam na defesa e proteção do meio ambiente.

O jovem Cid Joel, aluno do Curso de Formação de Jovens Agentes Ambientais (à direita na foto), deverá representar a COMVIDA no CONSEMA e sua primeira tarefa será discutir o Regimento Interno do Conselho, que foi enviado como proposta para os conselheiros eleitos.

O Município está dando seus últimos passos para iniciar o licenciamento ambiental. Na Assembléia de eleição dos conselheiros, dia 10 deste mês, o secretário municipal do meio ambiente, Fidelis Paixão, apresentou a relação dos 57 tipos de atividades que o Município está apto a licenciar. Para o secretário a tarefa mais difícil foi a elaboração dos Termos de Referência para cada tipo de atividade, documento que irá orientar os empreendedores para os procedimentos necessários ao licenciamento de seu empreendimento.

O grande desafio é compatibilizar as atividades empreendedoras com os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente, de modo a gerar qualidade de vida e renda para a população. O Município passa por uma crise econômica originada justamente do modelo inadequado de exploração dos recursos naturais nos últimos 30 anos. Ainda segundo o secretário municipal, o compromisso com a atual e com as próximas gerações exige um novo modelo de desenvolvimento para a região. E o o CONSEMA será um espaço de participação da população na definição das políticas públicas para o meio ambiente e o desenvolvimento.