A COMVIDA tem como missão contribuir com o desenvolvimento integral da comunidade e celebrar a vida através do resgate da arte, da cultura, da educação e do meio ambiente, com base em princípios cristãos. Rua Gonçalves Dias, 762 - Centro - Rondon do Pará - Fone (94) 3326 1242
sábado, 23 de maio de 2009
terça-feira, 19 de maio de 2009
Eleito o Conselho Tutelar de Rondon do Pará
Todos os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente, devem ser obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar. As atribuições específicas desse Conselho estão estabelecidas nos arts. 95 e 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente, e entre elas podem ser destacadas:
1. Atender a crianças e adolescentes sempre que seus direitos forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado; por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável; e em razão da conduta da própria criança ou adolescente.
2. Atender e aconselhar aos pais e responsáveis na aplicação das medidas cabíveis para promover o exercício dos direitos da criança ou adolescente.
3. Requisitar serviços públicos e representar junto a autoridades judiciárias, na defesa e promoção dos direitos da criança ou adolescente.
Para a eleição dos Conselheiros Tutelares concorreram 6 chapas representando diferentes organizações não governamentais da comunidade. A ComVida concorreu com uma chapa que teve Sirlande Oliveira (Landinha) como titular e Mábio Santos como suplente, e obteve a 4a melhor votação. A seguir veja o resultado da votação:
1o Lugar: Igreja Católica, com 615 votos.
2o Lugar: Igreja Assembléia de Deus, com 414 votos
3o Lugar: Grupo Escoteiro Xavante, com 405 votos
4o Lugar: ComVida, com 386 votos
5o Lugar: Associação dos Moradores do Bairro Miranda, com 374 votos
6o Lugar: Pastoral da Criança, com 294 votos
A posse dos novos Conselheiros Tutelares aconteceu dia 29 de abril às 19horas no Centro Profissionalizante, com a presença do Promotor Público, Juiz de Direito, Prefeito e gestores públicos e representantes da comunidade em geral. Os novos conselheiros já estão atuando exclusivamente em sua nova atribuição, remunerados pelo Poder Público Municipal, conforme determina a legislação.
O Conselho Tutelar de Rondon do Pará fica localizado na Avenida Marechal Rondon, n. 1342 – Centro, telefone (94) 3326 1361 e é formado pelos seguintes conselheiros:
1. Admar Rocha (Igreja Católica)
2. Maria Gorete (Assembléia de Deus)
3. Mariuza Joventina (Grupo Escoteiro Xavante)
4. Sirlande Oliveira (ComVida)
5. Miguel Santos (Assoc. Moradores do Bairro Miranda)
Os próprios Conselheiros elegeram Admar Rocha seu presidente para o exercício do ano de 2009.
Atualmente a COMVIDA preside o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da conselheira Evanize Cintra (titular) e da pastora Wilma Paixão (suplente).
A diferença entre esses dois Conselhos está principalmente nas suas atribuições. O Conselho Tutelar atua no atendimento direto de casos concretos de ameaça ou violação dos menores e para isso seus conselheiros são remunerados e atuam exclusivamente nessa função, como servidores municipais. Já o Conselho de Direitos é formado por representantes das diversas instituições públicas e da sociedade civil que atuam na formulação, no controle e execução das políticas sociais que asseguram os direitos dos menores, e seus conselheiros são voluntários, sem exclusividade.
sábado, 16 de maio de 2009
Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
Vem aí o VI Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, evento em âmbito nacional, promovido pela Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), coletivo que reúne mais de 40 redes de educação ambiental e educadores ambientais do país.
O evento acontecerá de 22 a 25 de julho de 2009 no campus da Praia Vermelha, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. O endereço da universidade é Avenida Pasteur, 250, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro/RJ.
O Coordenador do VI Fórum, o educador ambiental Declev Dib-Ferreira, estima a participação de mais de 5 mil participantes inscritos.
Acontecerão, durante os 4 dias, cerca de 80 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 Jornadas Temáticas, Encontros paralelos, lançamentos de livros, show musicais, festivais de cinemas, apresentação de posteres, entre outros.
Responsável pela organização da programação, construída coletivamente com os membros da Rebea, a educadora Jacqueline Guerreiro informa que este fórum terá algumas atrações extras, como o Espaço Ecumênico, o Espaço Semente e a presença de todas as Redes componentes da REBEA.
O Fórum também se configurará como um espaço de diálogo entre a REBEA e demais redes ambientais, como a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais (REBAL), Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA) e a Rede de Salas Verdes.
Todos os informes, inscrições, valores, inscrição de trabalhos podem ser feitos no site do evento, que será muito mais que um espaço de divulgação de informação, mas um espaço interativo, de discussões, trocas e permanente construção em prol da qualidade da educação ambiental brasileira.
A Secretaria Executiva do evento está sob a responsabilidade do Instituto Baía de Guanabara (IBG) e maiores informações podem ser conseguidas através do site http://forumearebea .org ou do email viforum@baiadeguana bara.org. br.
Estão abertas no momento as inscrições para oferecimento de minicursos e oficinas e para os resumos dos posteres. Os prazos e valores estão disponíveis do site do evento.
sexta-feira, 15 de maio de 2009
Dia Internacional das Histórias de Vida
Dia 16 de maio de 2009 é o Dia Internacional das Histórias de Vida, e nós estaremos realizando um encontro através da COMVIDA FM, ao vivo a partir das 10 horas da manhã, com três convidados da mesma geração que estarão contando suas histórias de vida e relacionando sua trajetória com a história de vida de nossa cidade. A mediadora do encontro será a repórter comunitária Angélica Oliveira, que também é apresentadora do programa Atitude.
A pedagoga e professora Rosa Peres (41), a filósofa e pedagoga Ilza Oliveira (50) e o advogado e pastor Fidelis Paixão (41) são os convidados neste dia. Posteriormente o vídeo e o áudio serão compartilhados na internet. Os três têm em comum o fato de pertencerem à mesma geração de filhos cujos pais foram os desbravadores da região, quando o Município foi criado nos anos 60, além de terem sido membros do Grupo Escoteiro Xavante e de terem "feito história" na comunidade, cada um à sua maneira e com suas contribuições particulares que serão compartilhadas nesse programa.
Essa iniciativa da COMVIDA faz parte do Projeto de Registro da Memória de Rondon do Pará e região. Nos dias 27 a 30 ainda deste mês de maio será realizada a Oficina de Comunicação Comunitária, onde serão compartilhadas ferramentas entre jovens e pessoas interessadas que integrarão essa iniciativa.