sábado, 14 de setembro de 2013

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA CAPACITAÇÃO DO PROJETO ALUMINA RONDON

A Votorantim Metais deu início ao processo de capacitação de mão-de-obra para o projeto Alumina Rondon, e está fazendo isso através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego – PRONATEC, um programa do Governo Federal coordenado pelos Ministérios da Educação e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Serão 31 cursos com 945 vagas nas áreas de Infraestrutura, Controle de Processos Industriais, Gestão de Negócios, Informação e Comunicação, Recursos Naturais e Desenvolvimento Educacional e Social, realizados em parceria com a Prefeitura e executados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e IFPA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará).

O período de inscrição para os interessados em fazer esses cursos é muito curto, começa dia 16 de setembro (segunda-feira) e já termina dia 20 (sexta-feira). Por isso resolvemos colaborar com a população, especialmente os jovens, ajudando a disseminar melhor essa informação, transcrevendo uma curta apresentação de cada curso e as exigências para inscrição.

Não foi divulgada a data de início dos cursos, mas a pressa no prazo de inscrição sinaliza que devem começar nas próximas semanas. O fato é que será uma oportunidade inicial e privilegiada para aqueles que pretendem disputar vagas de empregos no projeto Alumina Rondon que se tudo correr no cronograma divulgado na Audiência Pública iniciará sua implantação nos primeiros meses de 2014. Ao fazer sua inscrição é necessário levar original e cópia dos seguintes documentos: Identidade, CPF, comprovante de residência (uma conta de água ou luz) e comprovante de escolaridade (o boletim do ano passado ou uma declaração da escola).

Relação dos cursos:

1. OPERADOR DE COMPUTADORES
Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos. Pesquisa e navega na internet. Usa correio eletrônico. Instala e configura sistema operacional, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação, seleciona programas de aplicação a partir da avaliação do usuário, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 160 horas; são 60 vagas em 2 turmas: tarde e noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto.

2. PROGRAMADOR DE SISTEMAS
Desenvolve e realiza a manutenção de sistemas, codificando programas e modelando banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e atendendo às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Faz consultas, segundo as especificações do projeto e documenta todas as etapas do processo.
Carga-horário: 200 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto.

3. ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS
Planeja, implementa, administra e realiza manutenção em servidores de bancos de dados. Documenta todas as etapas do processo. Aplica políticas de segurança da informação para banco de dados, segundo procedimentos técnicos de qualidade e com respeito à propriedade intelectual.
Carga-horário: 160 horas; são 30 vagas, em 1 turma: tarde.
Escolaridade mínima: Ensino Médio completo.

4. MONTADOR E REPARADOR DE COMPUTADORES
Realiza a manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e softwares aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 160 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto.

5. INSTALADOR E REPARADOR DE REDES DE COMPUTADORES
Instala e realiza manutenção em infraestrutura física, sistema operacionais, clientes e equipamentos ativos de rede. Trabalha sob supervisão técnica, seguindo as normas e procedimentos de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental.
Carga-horário: 200 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.

6. PROGRAMADOR WEB
Desenvolve, testa e realiza manutenção em sistemas, respeitando os padrões técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual. Faz consultas ao sistema, segundo as especificações do produto, documentando todas as etapas do processo.
Carga-horário: 200 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto.

7. AGENTE DE PROJETOS SOCIAIS
Atua junto a organizações sociais na elaboração e execução de projetos sociais, desde o levantamento de demandas, estabelecimento de metas, ações e estratégias, à captação de recursos e prestação de contas.
Carga-horário: 160 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

8. AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Atua nos processos administrativos da empresa, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logísticas e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.
Carga-horário: 160 horas, são 75 vagas em 3 turmas: manhã e noite.
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto

9. AUXILIAR FINANCEIRO
Planeja e controla finanças para a empresa, avalia investimentos e gastos utilizando conceitos contábeis, toma decisões estratégicas com base em indicativos financeiros, adota instrumentos para gerenciar riscos e analisar créditos, aplica recursos financeiros utilizando as principais operações bancárias, prevê e mensura o retorno de investimentos.
Carga-horário: 160 horas; são 60 vagas em 2 turmas: tarde e noite.
Escolaridade mínima: Ensino Médio completo.

10. AUXILIAR DE RECURSOS HUMANOS
Executa rotinas de processos administrativos do setor de Recursos Humanos de uma empresa. Realiza atividades de apoio ao planejamento, execução, avaliação e controle dos processos de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desenvolvimento, avaliação de desempenho, progressão funcional, cargos, salários e benefícios.
Carga-horário: 160 horas, são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Médio incompleto.

11. RECEPCIONISTA
Recepciona e atende diferentes públicos, por meio de diversos canais de comunicação (telefone, virtual e presencial), utilizando o português e, excepcionalmente, o espanhol e o inglês. Promove a satisfação, a qualidade e a excelência no atendimento. Tria informações e estabelece fluxos de atendimento, com base nos processos, produtos e serviços da organização, de modo a atender com rapidez e eficiência às necessidades do cliente. Ao identificar dificuldades no atendimento, propõe alternativas de solução ou melhoria.
Carga-horário: 160 horas, são 60 vagas em 2 turmas: manhã e noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

12. ASSISTENTE DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Atua no apoio às atividades de planejamento da produção. Interpreta o plano de trabalho da produção e programa o seguimento de linha. Aloca recursos conforme planejado, identificando gargalos. Acompanha ficha crítica de equipamentos de produção e movimentação de mercadorias. Utiliza dados para propor melhorias. Identifica não conformidade e emite relatórios.
Carga-horário: 160 horas; são 60 vagas em 2 turmas: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

13. AUXILIAR DE CONTABILIDADE
Organiza documentos e efetua sua classificação contábil. Gera lançamentos contábeis, auxilia na apuração dos impostos, concilia contas e preenchimento de guias de recolhimento e de solicitação, junto a órgãos do governo. Emite notas de venda e de transferência, entre outras. Realiza o arquivo de documentos.
Carga-horário: 160 horas, são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

14. MECÂNICO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS
Realiza a manutenção e lubrificação de máquinas e equipamentos industriais, bem como a recuperação e instalação de equipamentos, componentes e peças, planejando as atividades, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 300 horas, são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

15. AJUDANTE DE OBRAS
Desenvolve atividades laborais junto ao engenheiro civil no que se refere à utilização de ferramentas/materiais empregados na construção civil (segmentos hidráulicos, elétricos e sanitários). Realiza leitura de projetos, gráficos e escalas, de acordo com as normas de segurança do trabalho.
Carga-horário: 160 horas; são 20 vagas em 1 turma: tarde.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto.

16. ARMADOR DE FERRAGEM
Realiza a montagem de armações para estrutura de concreto (ferragens de lajes, fundações, pilares e vigas), de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 200 horas; são 20 vagas em 1 turma: tarde.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental incompleto

17. AUXILIAR DE INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS
Planeja e executa serviços de manutenção hidráulica em ambientes residenciais e comerciais. Substitui, repara e instala peças, componentes e equipamentos. Segue normas de segurança, higiene e proteção ao meio ambiente.
Carga-horário: 160 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental incompleto.

18. ENCANADOR INSTALADOR PREDIAL
Realiza a manutenção em instalações hidrossanitárias, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 240 horas; são 20 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Médio completo.

19. CARPINTEIRO DE OBRAS
Confecciona, monta e desmonta formas e escoramentos para estruturas de concreto armado, bem como estruturas auxiliares e instalações provisórias de obras, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 200 horas; são 20 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II completo.

20. ELETRICISTA DE LINHAS ELÉTRICAS DE ALTA E BAIXA TENSÃO
Realiza serviços em redes de distribuição de energia elétrica de alta e baixa tensão, conforme planejamento e projetos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 300 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

21. ELETRICISTA DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA
Realiza serviços de construção, operação e manutenção de rede de distribuição de energia elétrica de média e baixa tensão, de montagem e instalação de iluminação pública e serviços técnicos comerciais, de acordos com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 200 horas; são 30 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

22. ELETRICISTA INSTALADOR PREDIAL DE BAIXA TENSÃO
Realiza instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 300 horas; são 20 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

23. MESTRE DE OBRAS
Supervisiona atividades desenvolvidas no canteiro de obras. Participa de planejamento executivo e gerencia equipes de trabalho, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 300 horas; são 20 vagas em 1 turma: noite.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

24. PEDREIRO DE ALVENARIA
Realiza processos construtivos relativos às vedações verticais e horizontais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 160 horas; são 20 vagas em 1 turma: tarde.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo

25. PINTOR DE OBRAS
Analisa e prepara superfícies internas e externas de edificações a serem pintadas, combinando materiais. Distingui materiais para cada tipo de estrutura a ser pintada. Calcula a quantidade de materiais e equipamentos a serem utilizados. Aplica tintas e materiais decorativos similares em superfícies. Atua como autônomo ou como empregado em ambientes residenciais e comerciais. Realiza pinturas internas e externas em superfícies, de acordo com as normas e procedimentos técnicos.
Carga-horário: 160 horas
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental incompleto

26. VIVEIRICULTOR
Seleciona e propaga espécies, variedades e local de produção de mudas em geral. Realiza manejo, trato cultural e tratamentos fitossanitários da produção. Prepara solo e substratos para o plantio. Planta, colhe e supervisiona o trabalho de colheita e armazenamento. Implanta infraestrutura e comercializa produção.
Carga-horário: 160 horas; são 30 vagas em 2 turmas: manhã
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

27. AGRICULTOR FAMILIAR
Produz em propriedades rurais de pequeno e médio portes. Envolve a família na produção, produz para a merenda escolar. Analisa as redes sociais e econômicas que garantem a sustentabilidade do pequeno produtor no meio rural.
Carga-horário: 200 horas; são 15 vagas em 1 turma diurna. Para a comunidade do Assentamento Bonfim.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

28. IDENTIFICADOR FLORESTAL
Identifica árvores em áreas de extração, classifica toras, refloresta áreas, auxilia no inventário florestal, identifica espécies e monitora o crescimento de árvores.
Carga-horário: 360 horas; são 30 vagas em 2 turmas: manhã
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto

29. PRODUTOR AGROPECUÁRIO
Atua na atividade agropecuária. Maneja a fertilidade do solo. Seleciona e/ou produz insumos (sementes, fertilizantes, defensivos, pastagens, concentrados, sal mineral, medicamentos, vacinas). Realiza atividades de produção de mudas, transplantio e plantio. Realiza tratos culturais, colheita, pós-colheita. Opera máquinas e equipamentos. Maneja animais por categorias e finalidades (reprodução, alimentação, sanidade). Comercializa animais domésticos. Observa a legislação para produção e comercialização dos produtos agropecuários e os procedimentos de segurança no trabalho.
Carga-horário: 200 horas; são 15 vagas em 1 turma diurna. Para a comunidade da Vila Santa Lúcia.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental completo.

30. AUXILIAR TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA
Atua em propriedades rurais no apoio à produção agropecuária. Executa programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Executa atividades de tratos culturais e manejo animal.
Carga-horário: 200 horas; são 15 vagas em 1 turma diurna. Para a comunidade da Vila Santa Lúcia.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto.

31. OPERADOR DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS
Opera máquinas e equipamentos agrícolas para a otimização da produção e da mão de obra. Atua no manejo dos solos, das sementes, plantio direto, semeadura, colheita, aplicação de adubos e defensivos agrícolas.
Carga-horário: 160 horas; são 15 vagas no turno diurno. Para a comunidade da Vila da Paz, Km 56.
Escolaridade mínima: Ensino Fundamental II incompleto.

Locais para inscrição:
1. Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Dionísio Bentes de Carvalho.
2. Escola Municipal Prof. Luciolo Oliveira Rabelo.
3. Secretaria Municipal de Educação.
4. CRAS II.

Inscrições na Zona Rural:
1. Vila Santa Lúcia: Escola Aeliton Andrade.
2. Vila da Paz: Escola Vasco da Gama.
3. Assentamento Bonfim: Escola Bonfim.

SOBRE O ALUMINA RONDON: O Alumina Rondon é o principal investimento da Votorantim Metais no Brasil. Prevê a construção de uma refinaria de alumina juntamente com a mina de bauxita, um dos seus grandes diferenciais quando comparado a outros empreendimentos da cadeia do alumínio no Pará.

Com previsão de início da operação em 2017, o Alumina Rondon é um investimento de R$ 6,6 bilhões da Votorantim Metais. A expectativa é que o empreendimento gere em média mais de 6.000 postos de trabalho na fase de implantação e 1.600 quando for iniciada a etapa de produção, entre empregados próprios e contratados. A contratação, a capacitação e a qualificação da mão de obra e de fornecedores priorizarão a população e empresários locais.

Fonte: ComVida FM 104,9 MHz - ComVida Ponto de Cultura.

Nenhum comentário: