Os pastores de Rondon do Pará reuniram-se num delicioso Café da Manhã neste dia 16, realizado no Ministério Ágape da Restauração, quando tiveram a oportunidade de conhecer e debater as propostas dos projetos "Capelania Hospitalar", "A Igreja Cultivando a Escola" e "Koinonia", que serão realizados pelas Igrejas em parceria com o Poder Público Municipal.
O Café da Manhã também possibilitou um tempo para oração, compartilharmento e encorajamento mútuo. Conheça a seguir a proposta de cada um desses projetos que têm como missão a transformação da cidade:
PROJETO
CAPELANIA HOSPITALAR
Que os pastores tenham acesso diário e permanente às Unidades de Saúde no Município para orar, confortar e ministrar a Palavra de Deus aos enfermos e profissionais da saúde.
JUSTIFICATIVA:
Em diversas Universidades e Institutos Científicos pelo mundo, os médicos e pesquisadores têm realizado pesquisas científicas que comprovam que a fé e a oração favorecem a cura de enfermos. Dr. Herbert Benson, professor adjunto da Faculdade de Medicina de Harvard promoveu uma nova compreensão da fisiologia envolvida na fé capaz de curar. Ele observa que 60 a 90% das consultas médicas envolvem doenças relacionadas com o estresse, incluindo hipertensão, infertilidade, insônia e problemas cardiovasculares. Dr. Benson demonstrou que o 'relaxamento' provocado pela oração reduz o impacto dos hormônios do estresse, tais como a noradrenalina e a adrenalina. Vários outros estudiosos, tais como Dr. Dale A. Matthews (de Georgetown), Dr. Koenig, e Dr. Thomas Corson, entre outros, com livros e materiais científicos publicados também abordam os benefícios da fé para a redução de enfermidades nas pessoas.
Dessa forma é que se justifica uma parceria entre o Conselho de Pastores e o Sistema de Saúde do Município, propiciando o contato permanente entre pacientes e profissionais da saúde com os pastores, visando oração, conforto e encorajamento mútuo, que gere sanidade e melhoria da qualidade de vida na comunidade.
METODOLOGIA:
Através de parceria institucional entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho de Pastores, será aberto um espaço diário nas Unidades de Saúde para que pastores credenciados para a Capelania Hospitalar possam realizar visitas assistidas, com objetivo de conforto, encorajamento e oração.
O Conselho de Pastores e a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde, farão o planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades executadas, apoiando os Pastores com treinamento e propiciando a cooperação entre as diferentes experiências que se sucederem.
PROJETO
A IGREJA CULTIVANDO A ESCOLA
A IGREJA CULTIVANDO A ESCOLA
OBJETIVO:
Que cada Igreja identifique e adote uma escola no Município, realizando atividades de apoio educacional, especialmente na ministração de temas que preencham a vida dos estudantes, profissionais e famílias com os valores bíblicos do Reino de Deus, promovendo sua cobertura espiritual e apoiando as necessidades sociais, ambientais e culturais que contribuam para a paz e a integração da juventude com seus familiares e da sociedade com seu governo.
Que cada Igreja identifique e adote uma escola no Município, realizando atividades de apoio educacional, especialmente na ministração de temas que preencham a vida dos estudantes, profissionais e famílias com os valores bíblicos do Reino de Deus, promovendo sua cobertura espiritual e apoiando as necessidades sociais, ambientais e culturais que contribuam para a paz e a integração da juventude com seus familiares e da sociedade com seu governo.
JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos tem-se verificado o aumento dos índices de gravidez na adolescência, conflitos juvenis e aumento da criminalidade e mortalidade entre os jovens, num ambiente de desagregação familiar e deterioração social, ética e moral da nossa sociedade.
A escola, sendo um ambiente favorável à integração social, necessita do apoio das diversas organizações sociais da comunidade para cumprir seu papel. As Igrejas são agentes sociais ideais para promover valores éticos e morais que gerem paz, prosperidade e coesão, daí a importância desta parceria, possibilitando que as Igrejas possam identificar e adotar essas escolas, contribuindo voluntariamente como “amigos da escola”.
METODOLOGIA:
Através de parceria institucional entre a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho de Pastores, será aberto um espaço extracurricular nas escolas para que a Igreja adotante possa orar, ministrar e apresentar temas pré-selecionados que contribuam para a integridade ética e moral da comunidade escolar.
A adoção escolar poderá evoluir para um acompanhamento familiar na vida de crianças e adolescentes com necessidades especiais ou em situação de risco social, inclusive com apoio do Conselho Tutelar quando for necessário.
O Conselho de Pastores e a SEMEC farão o planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades executadas, apoiando as Igrejas com treinamento e propiciando a cooperação entre as diferentes experiências que se sucederem.
PROJETO
KOINONIA
Programa radiofônico do Conselho de Pastores na COMVIDA FM 104,9MHz, apresentado pelos Pastores através de rodízio entre os membros do Conselho, com metodologia a ser pactuada pela diretoria do Conselho.
O programa deverá expressar a voz e o sentimento de unidade do Corpo e compartilhar a orientação do Deus Todo-Poderoso para sua Noiva nesses últimos e proféticos tempos em que estamos vivendo. Tempo da Igreja despertar e se levantar para resplandecer a vontade de seu Senhor.
"... porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: ‘desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.’ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efesios 5:13-17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário