sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

CONSELHO DE PASTORES SE REUNE PARA DEBATER E IMPLEMENTAR PROJETOS NO MUNICÍPIO

Os pastores de Rondon do Pará reuniram-se num delicioso Café da Manhã neste dia 16, realizado no Ministério Ágape da Restauração, quando tiveram a oportunidade de conhecer e debater as propostas dos projetos "Capelania Hospitalar", "A Igreja Cultivando a Escola" e "Koinonia", que serão realizados pelas Igrejas em parceria com o Poder Público Municipal.
O Café da Manhã também possibilitou um tempo para oração, compartilharmento e encorajamento mútuo. Conheça a seguir a proposta de cada um desses projetos que têm como missão a transformação da cidade:

PROJETO
CAPELANIA HOSPITALAR

OBJETIVO:
Que os pastores tenham acesso diário e permanente às Unidades de Saúde no Município para orar, confortar e ministrar a Palavra de Deus aos enfermos e profissionais da saúde.

JUSTIFICATIVA:
Em diversas Universidades e Institutos Científicos pelo mundo, os médicos e pesquisadores têm realizado pesquisas científicas que comprovam que a fé e a oração favorecem a cura de enfermos. Dr. Herbert Benson, professor adjunto da Faculdade de Medicina de Harvard promoveu uma nova compreensão da fisiologia envolvida na fé capaz de curar. Ele observa que 60 a 90% das consultas médicas envolvem doenças relacionadas com o estresse, incluindo hipertensão, infertilidade, insônia e problemas cardiovasculares. Dr. Benson demonstrou que o 'relaxamento' provocado pela oração reduz o impacto dos hormônios do estresse, tais como a noradrenalina e a adrenalina. Vários outros estudiosos, tais como Dr. Dale A. Matthews (de Georgetown), Dr. Koenig, e Dr. Thomas Corson, entre outros, com livros e materiais científicos publicados também abordam os benefícios da fé para a redução de enfermidades nas pessoas.

Dessa forma é que se justifica uma parceria entre o Conselho de Pastores e o Sistema de Saúde do Município, propiciando o contato permanente entre pacientes e profissionais da saúde com os pastores, visando oração, conforto e encorajamento mútuo, que gere sanidade e melhoria da qualidade de vida na comunidade.

METODOLOGIA:
Através de parceria institucional entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho de Pastores, será aberto um espaço diário nas Unidades de Saúde para que pastores credenciados para a Capelania Hospitalar possam realizar visitas assistidas, com objetivo de conforto, encorajamento e oração.

O Conselho de Pastores e a Secretaria Municipal de Saúde, com apoio do Conselho Municipal de Saúde, farão o planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades executadas, apoiando os Pastores com treinamento e propiciando a cooperação entre as diferentes experiências que se sucederem.


PROJETO
A IGREJA CULTIVANDO A ESCOLA
OBJETIVO:
Que cada Igreja identifique e adote uma escola no Município, realizando atividades de apoio educacional, especialmente na ministração de temas que preencham a vida dos estudantes, profissionais e famílias com os valores bíblicos do Reino de Deus, promovendo sua cobertura espiritual e apoiando as necessidades sociais, ambientais e culturais que contribuam para a paz e a integração da juventude com seus familiares e da sociedade com seu governo.

JUSTIFICATIVA:
Nos últimos anos tem-se verificado o aumento dos índices de gravidez na adolescência, conflitos juvenis e aumento da criminalidade e mortalidade entre os jovens, num ambiente de desagregação familiar e deterioração social, ética e moral da nossa sociedade.

A escola, sendo um ambiente favorável à integração social, necessita do apoio das diversas organizações sociais da comunidade para cumprir seu papel. As Igrejas são agentes sociais ideais para promover valores éticos e morais que gerem paz, prosperidade e coesão, daí a importância desta parceria, possibilitando que as Igrejas possam identificar e adotar essas escolas, contribuindo voluntariamente como “amigos da escola”.

METODOLOGIA:
Através de parceria institucional entre a Secretaria Municipal de Educação e o Conselho de Pastores, será aberto um espaço extracurricular nas escolas para que a Igreja adotante possa orar, ministrar e apresentar temas pré-selecionados que contribuam para a integridade ética e moral da comunidade escolar.

A adoção escolar poderá evoluir para um acompanhamento familiar na vida de crianças e adolescentes com necessidades especiais ou em situação de risco social, inclusive com apoio do Conselho Tutelar quando for necessário.

O Conselho de Pastores e a SEMEC farão o planejamento, acompanhamento e avaliação das atividades executadas, apoiando as Igrejas com treinamento e propiciando a cooperação entre as diferentes experiências que se sucederem.


PROJETO
KOINONIA

OBJETIVO:
Programa radiofônico do Conselho de Pastores na COMVIDA FM 104,9MHz, apresentado pelos Pastores através de rodízio entre os membros do Conselho, com metodologia a ser pactuada pela diretoria do Conselho.

O programa deverá expressar a voz e o sentimento de unidade do Corpo e compartilhar a orientação do Deus Todo-Poderoso para sua Noiva nesses últimos e proféticos tempos em que estamos vivendo. Tempo da Igreja despertar e se levantar para resplandecer a vontade de seu Senhor.

"... porque a luz tudo manifesta. Pelo que diz: ‘desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos, e Cristo te iluminará.’ Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor” (Efesios 5:13-17)

Nenhum comentário: