segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

OFICINA DE PROTAGONISMO JUVENIL DÁ INICIO AO CURSO DE FORMAÇAO DE JOVENS AGENTES AMBIENTAIS

O curso de Formação de Jovens Agentes Ambientais iniciou suas atividades dia 07 de janeiro com a capacitação dos formadores e com a primeira oficina direcionada aos jovens. Protagonismo Juvenil, Políticas Públicas e Responsabilidade Sócio-Ambiental é a oficina que objetiva promover a atuação social mais efetiva dos jovens, gerando nos participantes a responsabilidade e compromisso com o desenvolvimento sustentável de sua localidade.


Segundo o ministrante da oficina, o psicólogo Moyses Mascarenhas, a oficina deve gerar discussões e reflexões sobre a criação de políticas públicas direcionadas ao público juvenil, através de um engajamento social e político da juventude local, assim como fortalecer o grupo e capacita-lo na implementação de ações comunitárias e sociais.


A Oficina se utiliza de instrumentos e técnicas que visam equipar o grupo para mobilizações sociais eficazes junto a comunidade. Incentiva ao conhecimento dos principais problemas e principais potencialidades de sua cidade através de pesquisas feitas pelos participantes. Utilizando uma metodologia dinâmica, a oficina é projetada com dinâmicas de grupo, técnicas vivenciais, análise e discussões de textos e filmes, fugindo do tradicional formato e padrão professor-aluno.



Já a capacitação dos formadores foi realizada pelo coordenador pedagógico Marcelo Aponte, cujo objetivo foi repassar os objetivos, dinâmicas e metodologia do Programa Escola de Fábrica, ao qual o curso de Formação de Jovens Agentes Ambientais está vinculado através da iniciativa dos Argonautas em parceria com a COMVIDA, CEFET e Prefeitura de Rondon do Pará.

Nenhum comentário: