quinta-feira, 20 de março de 2008

III Módulo da Oficina de Vídeo – Tempo de reencontro, descobertas e novos horizontes.

O 3º Módulo da Oficina de Vídeo aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, mais uma vez com a presença marcante do videomaker Ronaldo Rosa, resultado da parceria entre a COMVIDA e o IAP (Instituto de Artes do Pará).

No 1º Módulo a Oficina trabalhou roteirização, no 2º abordou fotografia e iluminação. Já no 3º Módulo o objetivo foi o aperfeiçoamento da turma na linguagem audiovisual a partir de exercícios práticos com câmera de vídeo e edição linear.

Os exercícios práticos foram realizados a partir de filmagens em carvoarias, com sistema de produção em fornos e com sistema de produção em caieiras, e no Mercado Municipal, com produtores rurais e feirantes. O objetivo é, ao final da Oficina, produzir um vídeo-documentário sobre as implicações do aquecimento global no espaço local, abordando as questões socioambientais da Região, tais como a produção do carvão para alimentar as “guseiras”, a atividade madeireira e agropecuária e seus impactos econômicos e ambientais.

Os participantes reencontraram-se e compartilharam momentos de descontração, aprendizado e reflexão sobre o tema escolhido para o documentário, a partir do impacto gerado nos Municípios da BR-222 pela Operação “Arco do Fogo” deflagrada pelo Governo Federal (IBAMA e Policia Federal) e Governo do Estado (SEMA), que tem desestabilizado a economia local, que ainda depende desses tipos de atividades.

No 2º Módulo da Oficina a turma já havia definido para produção do vídeo o tema “Aquecimento Local”, sendo o Aquecimento Global a pauta prioritária mundial, a proposta do grupo é partindo da premissa de “pensar globalmente, agir localmente”, apontar os impactos sociais e ambientais decorrentes do modelo econômico adotado na região. Neste 3º módulo, a contextualização do tema do vídeo aconteceu para se adequar aos desafios que a região enfrentará a partir das novas medidas do Governo para conter o desmatamento na Amazônia.

Nenhum comentário: