quinta-feira, 27 de março de 2008

RONDON DO PARÁ PARTICIPA DE OFICINA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

O nosso Município esteve presente na Oficina de Apoio para a Elaboração do Plano Municipal de Intervenção em Áreas Alteradas, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, nos dias 24 e 25, no IBAMA-Sede em Brasília. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fidelis Paixão, e o Coordenador do escritório da EMATER, Valter Novais, participaram da Oficina representando Rondon do Pará.

O Plano tem como objetivo definir, com base na Agenda 21 Local, estratégias de recuperação de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal e reintroduzir áreas abandonadas no processo produtivo municipal, sempre por meio do uso sustentável dos recursos naturais. A programação da Oficina incluiu a apresentação do edital FNMA nº. 02/03 (de Apoio à Construção de Agendas 21 Locais), a troca de experiências entre os municípios participantes, a realização de palestras de pesquisadores e de técnicos do MMA, da USP e da EMBRAPA, entre outras atividades.

A participação do Município na Oficina, segundo o secretário do meio ambiente Fidelis Paixão contribui para fortalecer as ações que estão sendo previstas, visando retirar Rondon do Pará da lista dos 36 que mais desmatam e incluí-lo numa “lista positiva”, daqueles que estão buscando alternativas para promover o desenvolvimento sustentável e preservar os recursos naturais.


Ainda de acordo com o secretário, o Plano de Intervenção em Áreas Alteradas fará parte do Plano Municipal de Combate ao Desmatamento e do Plano de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, demonstrando de forma efetiva as ações que o Município promoverá, com apoio dos órgãos federais, estaduais e com o envolvimento da população local, especialmente do setor produtivo.


Entre os participantes da Oficina estiveram os Municípios de Mâncio Lima (AC); Alta Floresta, Carlinda, Denise, Juruena, Nova Olímpia, Nova Xavantina e Paranaíta (MT); Gurupá, Itaituba, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia e Uruará (PA); Ministro Andreazza, Ouro Preto D'Oeste, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia (RO); e Sampaio (TO). Todos os municípios estão em diferentes fases de elaboração do Plano Municipal de Intervenção em Áreas Alteradas, mas têm em comum o compromisso de apresentá-lo como produto, de acordo com o Edital do MMA/FNMA.


Um comentário:

Anônimo disse...

Shalom
É linda a iniciativa desta ONG, que Deus os abençôe sempre.
Um forte abraços a todos os que fazem a Com Vida ser essa organização maravilhosa.
Gérson Lopes - Aurora do Pará