segunda-feira, 23 de junho de 2008

Começa 4o Módulo do Curso de Aperfeiçoamento em Audiovisual

Ao longo desta semana, o município de Rondon do Pará recebe o 4º módulo do curso de Capacitação e Aperfeiçoamento em Audiovisual, realizado pelo Ponto de Cultura ComVida em parceria com o Instituto de Artes do Pará - IAP. As aulas, que seguem até o próximo dia 28, serão ministradas pelo fotógrafo e produtor audiovisual André Mardock, na Comvida. O curso é mais uma ação voltada para produtores culturais, artistas e técnicos do interior do Estado e integra o Programa Arte Integrada, do Governo do Estado, que realiza esta ação no Ponto de Cultura, em parceria com o Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura.

Desde o 1º Módulo o Ponto de Cultura ComVida selecionou para serem capacitados jovens dos Municípios de Rondon do Pará, Dom Elizeu e Abel Figueiredo, com o propósito de, ao final do curso, instalar um Núcleo de Produção Audiovisual da BR-222, com foco nas demandas da sociedade civil e no fortalecimento e disseminação da cultura regional.

Alberto Bitar, da Gerência de Artes Visuais do IAP, explica que nos módulos anteriores os participantes elaboraram um roteiro e produziram as imagens de um vídeo. Agora o momento é de edição e finalização. André Mardock diz que o tema do vídeo será sobre o impacto das mudanças climáticas globais na comunidade local, decorrente da exploração da madeira, um problema comum na região sul-sudeste do Estado do Pará.

Mardock acrescenta que o objetivo do curso é dar aos alunos uma noção do trabalho audiovisual, desde as saídas para captura do material até a construção do produto final na ilha de edição. O modulo 4 tem carga horária de 30 horas.

Nenhum comentário: