quinta-feira, 27 de março de 2008

RONDON DO PARÁ PARTICIPA DE OFICINA DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

O nosso Município esteve presente na Oficina de Apoio para a Elaboração do Plano Municipal de Intervenção em Áreas Alteradas, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente e pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente, nos dias 24 e 25, no IBAMA-Sede em Brasília. O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fidelis Paixão, e o Coordenador do escritório da EMATER, Valter Novais, participaram da Oficina representando Rondon do Pará.

O Plano tem como objetivo definir, com base na Agenda 21 Local, estratégias de recuperação de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal e reintroduzir áreas abandonadas no processo produtivo municipal, sempre por meio do uso sustentável dos recursos naturais. A programação da Oficina incluiu a apresentação do edital FNMA nº. 02/03 (de Apoio à Construção de Agendas 21 Locais), a troca de experiências entre os municípios participantes, a realização de palestras de pesquisadores e de técnicos do MMA, da USP e da EMBRAPA, entre outras atividades.

A participação do Município na Oficina, segundo o secretário do meio ambiente Fidelis Paixão contribui para fortalecer as ações que estão sendo previstas, visando retirar Rondon do Pará da lista dos 36 que mais desmatam e incluí-lo numa “lista positiva”, daqueles que estão buscando alternativas para promover o desenvolvimento sustentável e preservar os recursos naturais.


Ainda de acordo com o secretário, o Plano de Intervenção em Áreas Alteradas fará parte do Plano Municipal de Combate ao Desmatamento e do Plano de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, demonstrando de forma efetiva as ações que o Município promoverá, com apoio dos órgãos federais, estaduais e com o envolvimento da população local, especialmente do setor produtivo.


Entre os participantes da Oficina estiveram os Municípios de Mâncio Lima (AC); Alta Floresta, Carlinda, Denise, Juruena, Nova Olímpia, Nova Xavantina e Paranaíta (MT); Gurupá, Itaituba, Rondon do Pará, São Geraldo do Araguaia e Uruará (PA); Ministro Andreazza, Ouro Preto D'Oeste, Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia (RO); e Sampaio (TO). Todos os municípios estão em diferentes fases de elaboração do Plano Municipal de Intervenção em Áreas Alteradas, mas têm em comum o compromisso de apresentá-lo como produto, de acordo com o Edital do MMA/FNMA.


quinta-feira, 20 de março de 2008

III Módulo da Oficina de Vídeo – Tempo de reencontro, descobertas e novos horizontes.

O 3º Módulo da Oficina de Vídeo aconteceu entre os dias 12 e 15 de março, mais uma vez com a presença marcante do videomaker Ronaldo Rosa, resultado da parceria entre a COMVIDA e o IAP (Instituto de Artes do Pará).

No 1º Módulo a Oficina trabalhou roteirização, no 2º abordou fotografia e iluminação. Já no 3º Módulo o objetivo foi o aperfeiçoamento da turma na linguagem audiovisual a partir de exercícios práticos com câmera de vídeo e edição linear.

Os exercícios práticos foram realizados a partir de filmagens em carvoarias, com sistema de produção em fornos e com sistema de produção em caieiras, e no Mercado Municipal, com produtores rurais e feirantes. O objetivo é, ao final da Oficina, produzir um vídeo-documentário sobre as implicações do aquecimento global no espaço local, abordando as questões socioambientais da Região, tais como a produção do carvão para alimentar as “guseiras”, a atividade madeireira e agropecuária e seus impactos econômicos e ambientais.

Os participantes reencontraram-se e compartilharam momentos de descontração, aprendizado e reflexão sobre o tema escolhido para o documentário, a partir do impacto gerado nos Municípios da BR-222 pela Operação “Arco do Fogo” deflagrada pelo Governo Federal (IBAMA e Policia Federal) e Governo do Estado (SEMA), que tem desestabilizado a economia local, que ainda depende desses tipos de atividades.

No 2º Módulo da Oficina a turma já havia definido para produção do vídeo o tema “Aquecimento Local”, sendo o Aquecimento Global a pauta prioritária mundial, a proposta do grupo é partindo da premissa de “pensar globalmente, agir localmente”, apontar os impactos sociais e ambientais decorrentes do modelo econômico adotado na região. Neste 3º módulo, a contextualização do tema do vídeo aconteceu para se adequar aos desafios que a região enfrentará a partir das novas medidas do Governo para conter o desmatamento na Amazônia.

segunda-feira, 10 de março de 2008

I CONFERENCIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE DISCUTE RONDON DO PARÁ E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GLOBAIS

Rondon do Pará realizou sua I Conferência Municipal do Meio Ambiente, no ultimo dia 23 de fevereiro, cujo tema tratou das Mudanças Climáticas Globais e sua interface com a realidade local. Situado no denominado “arco do desmatamento”, o Município está entre os 36 que mais desmataram no ano passado e por isso estão sob forte vigilância do Governo Federal, através de ações emergenciais e estruturantes que objetivem diminuir os níveis de desmatamento na Amazônia.

A Conferência contou com massiva participação dos diversos setores sociais e do setor produtivo, através de suas associações e sindicatos. A indústria madeireira esteve representada pelo presidente do seu sindicato, o industrial Gerson Florentino e outros empresários no segmento. A Associação Comercial, através do seu presidente, o comerciante Franklin Melo, também esteve envolvida na realização da Conferência. Da mesma forma, os trabalhadores estiveram representados pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato dos Trabalhadores no Comércio, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Madeireira e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Carvoejamento.

Mas a grande novidade da Conferência esteve na forte participação da juventude. Os jovens agentes ambientais, que estão sendo qualificados pelo projeto Escola de Fábrica, através da ComVida, dos Argonautas, da Prefeitura, do CEFET e do MEC, com apoio do MMA, demonstraram uma bela performance ao apresentar uma pesquisa que fizeram na comunidade identificando o que pensam os rondonparaenses sobre o meio ambiente. Segundo o jovem agente ambiental Cláudio Brito, mais de 57% das pessoas entrevistadas identifica o meio ambiente apenas com os recursos naturais, as florestas, a fauna e a flora. “Isso gera comportamentos errados, como as pessoas jogarem lixo na rua, fazerem barulho com aparelhagem de som, sem considerar que estão prejudicando o meio ambiente”, avalia o jovem.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Fidelis Paixão, considerou a Conferência um marco na história da cidade, segundo ele pela primeira vez a população discutiu amplamente a política pública para o meio ambiente, apresentou propostas e se comprometeu com as mudanças necessárias para melhoria da qualidade de vida. Segundo o Secretário, o próximo passo é consolidar a estruturação do órgão ambiental municipal para que comece a executar o licenciamento e a fiscalização dos empreendimentos e atividades potencial ou efetivamente poluidoras, o que deverá ocorrer ainda este semestre.

A I Conferência Municipal do Meio Ambiente elegeu 11 delegados para representarem o município na Conferência Estadual, sendo eles: 2 empresários, 2 trabalhadores, 2 jovens, 2 associações não governamentais, 01 representante do núcleo universitário e 02 representantes da Prefeitura. A ComVida, representada por Marcilene Almeida e pela pastora Wilma, foi uma das associações eleitas e esteve fazendo toda a cobertura de mídia, transmitindo ao vivo flashes para toda a cidade através da ComVida FM 104,9MHz.