No inicio dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Rondon do Pará, nesta terça 15, aconteceu com um fato inédito e que surpreendeu aos vereadores e autoridades presentes. Cerca de 40 jovens na faixa etária de 14 a 25 anos compareceram para assistir a sessão uniformizados com uma camiseta com os dizeres “Mudem nossa realidade” e com cartazes “Queremos ser ouvidos” e “Queremos ajudar”.
Chamados pelo vereador Gilson Sanches, presidente da Casa, à tribuna para expressar suas opiniões e reivindicações, os jovens Diego Silva (21) e Frank Mainart (20) falaram da insatisfação da juventude com a falta de oportunidades de qualificação profissional, empregos e políticas públicas voltadas para a juventude nas áreas de cultura, esporte, segurança e saúde. Segundo Frank Mainart “os jovens querem ser ouvidos, querem dizer quais são os problemas importantes a serem enfrentados e quais as soluções que esperam das autoridades”. Já Diego Silva ressaltou que “esse movimento de jovens tem maior respeito pelas autoridades municipais e que o desejo é realmente participar, como cidadão, da vida política da cidade e não simplesmente ficar reclamando sem se envolver na solução dos problemas”, por isso o jovem apresentou uma lista de propostas aos vereadores e autoridades presentes.
A prefeita municipal, que estava presente na sessão, ressaltou a importância da manifestação desses jovens como “muito positiva”, afirmando que é dessa forma que se constrói uma realidade. Segundo a prefeita sua administração é voltada para a democracia, onde todos devem se manifestar e que ela já estava tomando a iniciativa de marcar uma reunião com esse grupo de jovens para discutir suas reivindicações e propostas.
A jovem Fran M. Silva (17) que também participou da manifestação ficou satisfeita com a receptividade dos vereadores e da prefeita e espera que agora possa se iniciar um diálogo mais permanente entre os jovens e a administração pública, que realmente mude a realidade da juventude de Rondon do Pará.
PREFEITA RECEBE JOVENS EM AUDIÊNCIA
A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, recebeu o grupo de jovens nesta quarta-feira (16 de fevereiro) em seu gabinete, para ouvir suas reivindicações e sugestões. Os jovens apresentaram um documento escrito que sugere a criação do Conselho Municipal da Juventude e de políticas públicas voltadas para juventude como forma de iniciar um processo de dialogo e de mudança da realidade local.
Patrícia Martins (25), que é uma das integrantes do grupo que faz parte do Ponto de Cultura ComVida, apresentou para a prefeita o documento em que os jovens propõem a criação de uma Escola Técnica Profissionalizante, de um Centro Cultural como espaço para manifestação e capacitação cultural, uma Praça de Esportes com pista de skate e de outros esportes juvenis, além de melhoria nas instalações físicas nas escolas municipais e de ações de educação e prevenção a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis na adolescência.
A prefeita após ouvir os jovens parabenizou pela iniciativa de cidadania e apresentou seus planos para implantação de uma escola profissionalizante focada na vocação mineral da região, de modo a capacitar os jovens para as demandas futuras; também confirmou a construção da praça de esportes e do centro cultural. Por fim, a prefeita Cristina Malcher se comprometeu a implantar o Conselho Municipal da Juventude e a executar as ações e políticas para juventude em parceria com as associações e movimento juvenil.
A expectativa de Diego, para quem essa ação de mobilização é um projeto semente, que se iniciou no programa “Megafone”, comandado pelos jovens do Ponto de Cultura e Rádio Comunitária ComVida FM e se fortaleceu após o treinamento que receberam sobre missão integral e transformação da comunidade, é que esse movimento tenha continuidade, visando envolver a juventude na solução dos problemas que enfrentam na cidade.
2 comentários:
Parabens, jovens de Rondon do Para e da COMVIDA isso so nos faz sentir mais orgulho de nossa cidade, quando estamos longes. E que de tudo certo e voces tenham sucesso. Continuem sempre assim.
Isso mesmo, é muito bom saber que ainda há jovens interessados e dispostos a transformar o ambiente a sua volta.
Postar um comentário