quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

JOVENS MANIFESTAM INSATISFAÇÃO NA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES


 
No inicio dos trabalhos legislativos da Câmara de Vereadores de Rondon do Pará, nesta terça 15, aconteceu com um fato inédito e que surpreendeu aos vereadores e autoridades presentes. Cerca de 40 jovens na faixa etária de 14 a 25 anos compareceram para assistir a sessão uniformizados com uma camiseta com os dizeres “Mudem nossa realidade” e com cartazes “Queremos ser ouvidos” e “Queremos ajudar”.

Chamados pelo vereador Gilson Sanches, presidente da Casa, à tribuna para expressar suas opiniões e reivindicações, os jovens Diego Silva (21) e Frank Mainart (20) falaram da insatisfação da juventude com a falta de oportunidades de qualificação profissional, empregos e políticas públicas voltadas para a juventude nas áreas de cultura, esporte, segurança e saúde. Segundo Frank Mainart “os jovens querem ser ouvidos, querem dizer quais são os problemas importantes a serem enfrentados e quais as soluções que esperam das autoridades”. Já Diego Silva ressaltou que “esse movimento de jovens tem maior respeito pelas autoridades municipais e que o desejo é realmente participar, como cidadão, da vida política da cidade e não simplesmente ficar reclamando sem se envolver na solução dos problemas”, por isso o jovem apresentou uma lista de propostas aos vereadores e autoridades presentes.  

A prefeita municipal, que estava presente na sessão, ressaltou a importância da manifestação desses jovens como “muito positiva”, afirmando que é dessa forma que se constrói uma realidade. Segundo a prefeita sua administração é voltada para a democracia, onde todos devem se manifestar e que ela já estava tomando a iniciativa de marcar uma reunião com esse grupo de jovens para discutir suas reivindicações e propostas.

A jovem Fran M. Silva (17) que também participou da manifestação ficou satisfeita com a receptividade dos vereadores e da prefeita e espera que agora possa se iniciar um diálogo mais permanente entre os jovens e a administração pública, que realmente mude a realidade da juventude de Rondon do Pará.

PREFEITA RECEBE JOVENS EM AUDIÊNCIA

A prefeita de Rondon do Pará, Cristina Malcher, recebeu o grupo de jovens nesta quarta-feira (16 de fevereiro) em seu gabinete, para ouvir suas reivindicações e sugestões. Os jovens apresentaram um documento escrito que sugere a criação do Conselho Municipal da Juventude e de políticas públicas voltadas para juventude como forma de iniciar um processo de dialogo e de mudança da realidade local.

Patrícia Martins (25), que é uma das integrantes do grupo que faz parte do Ponto de Cultura ComVida, apresentou para a prefeita o documento em que os jovens propõem a criação de uma Escola Técnica Profissionalizante, de um Centro Cultural como espaço para manifestação e capacitação cultural, uma Praça de Esportes com pista de skate e de outros esportes juvenis, além de melhoria nas instalações físicas nas escolas municipais e de ações de educação e prevenção a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis na adolescência.


A prefeita após ouvir os jovens parabenizou pela iniciativa de cidadania e apresentou seus planos para implantação de uma escola profissionalizante focada na vocação mineral da região, de modo a capacitar os jovens para as demandas futuras; também confirmou a construção da praça de esportes e do centro cultural. Por fim, a prefeita Cristina Malcher se comprometeu a implantar o Conselho Municipal da Juventude e a executar as ações e políticas para juventude em parceria com as associações e movimento juvenil.

A expectativa de Diego, para quem essa ação de mobilização é um projeto semente, que se iniciou no programa “Megafone”, comandado pelos jovens do Ponto de Cultura e Rádio Comunitária ComVida FM e se fortaleceu após o treinamento que receberam sobre missão integral e transformação da comunidade, é que esse movimento tenha continuidade, visando envolver a juventude na solução dos problemas que enfrentam na cidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabens, jovens de Rondon do Para e da COMVIDA isso so nos faz sentir mais orgulho de nossa cidade, quando estamos longes. E que de tudo certo e voces tenham sucesso. Continuem sempre assim.

Josenaldo Jr disse...

Isso mesmo, é muito bom saber que ainda há jovens interessados e dispostos a transformar o ambiente a sua volta.