sexta-feira, 18 de abril de 2008

COMVIDA Na Expedição do Redescobrimento do Brasil

Para conhecer e se fazer conhecer o Brasil que poucos brasileiros conhecem...

A COMVIDA esteve presente no Encontro Norte da Expedição do Redescobrimento do Brasil, nos dias 09 e 10 de abril em Belém do Pará. Este encontro é uma ação do "Brasil Memória em Rede", projeto do Museu da Pessoa, que visa montar uma rede nacional de memória social. O objetivo da Expedição é propiciar a troca de experiências entre as iniciativas de memória de todo o país, promovendo, para isso, encontros, círculos de histórias e sistematização de metodologias.
A Expedição do Redescobrimento do Brasil Por meio da aproximação destas iniciativas, busca também dar maior visibilidade às suas ações, contribuindo para o fortalecimento, preservação e valorização de grupos sociais, culturas e comunidades, fomentando o diálogo entre produtores, articuladores e usuários de conteúdos de memória que democratizam o uso e a prática da memória histórica do país.

A programação foi dinâmica, prazerosa e propiciou aprendizado e partilha. Entramos em contato com a história de vida uns dos outros, podendo assim, enxergar-nos através da história de vidas dos participantes bem como a história de suas instituições. Foi tempo de pensar e repensar: “Como registrar a memória e a história de vida das pessoas?”.

Os participantes comprometeram-se em entrar na rede e fortalecer em seus municípios ações de registro de memória.
O Ponto de Cultura COMVIDA, tendo à frente a monitora de educomunicação Marcilene Almeida, já começou suas atividades de fomento da "memória' para redescobrir Rondon do Pará e apresentá-la ao mundo. Dia 16 de abril, Dia Internacional de Histórias de Vida, desenvolvemos uma ação junto aos alunos do curso Jovens Agentes Ambientais. Na tarde de quarta-feira fizemos um apresentação do tema, como também do Museu da Pessoa, em um segundo momento 03 grupos construíram suas histórias de vida utilizando recortes de jornais e revistas, gravuras, etc. Os alunos, individualmente, contaram suas histórias de vida em seus grupos. O grupo escolheu um integrante para partilhar com todos as semelhanças e diferenças de suas histórias. Após essa apresentação foi aberto o espaço para que quem desejasse, apresentasse sua história de vida para a turma. Os alunos foram unânimes em dizer que o registro da memória e a partilha das histórias de vida são importantes para construirmos nossa própria história e 4 alunos se prontificaram em voluntariamente participarem das ações promovidas pela COMVIDA sobre essa temática.



Na partilha do dia-a-dia

Pequenas coisas

Gestos singelos

Cotidiano

Supresas... vivência... experiência

Histórias a contar

Descobertas...

... Jovens... futuro e memória.

- - -

Nenhum comentário: