sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

CONCLUÍDO 2o MÓDULO DA OFICINA DE VÍDEO

Concluído o 2o módulo da Oficina de Produção de Vídeo, ministrada pelo videomaker e produtor Ronaldo Rosa, e que está sendo realizada graças a parceria entre o Ponto de Cultura COMVIDA e o Instituto de Artes do Pará.

Neste módulo os participantes definiram o tema do vídeo que será produzido pela turma: Aquecimento Local. Um documentário que deverá registrar os aspectos ambientais do modelo de desenvolvimento que a região vive desde que o município foi constituído na década de 60.

Imagens, entrevistas, roteiro e plano de filmagens já começaram a ser trabalhados pela equipe, que neste módulo colocou a mão na massa e foi às ruas da cidade reunir material que será utilizado no documentário.

A COMVIDA pretende ao término da Oficina, que ao todo terá 5 módulos, constituir um Núcleo de Produção Audiovisual, estabelecendo parceria e intercâmbio com os movimentos socioculturais dos demais municípios da BR-222, dos quais Abel Figueiredo, Dom Eliseu e Rondon do Pará já estão participando da oficina.

O Núcleo de Produção Audiovisual será um espaço de democratização da produção e difusão de audiovisual, focado nas dinâmicas locais e regionais, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da comunidade. A ausência de uma identidade local/regional é um dos aspectos que deverá ser trabalhado, procurando identificar e fortalecer as raízes de uma população migrante que saiu das diversas partes do Brasil para ocupar uma amazônia "fronteira de expansão" e que hoje convive com as mazelas desse processo desordenado de ocupação.
Veja esse pequeno vídeo da oficina:

video

Nenhum comentário: