A aula inaugural do Curso de Formação de Jovens Agentes Ambientais aconteceu no último dia 30, com a presença do Prefeito Edílson Oliveira; do secretário municipal de meio ambiente Fidélis Paixão; da coordenadora cultural da COMVIDA pastora Wilma Paixão; do representante da Câmara de Vereadores, vereador Josimar Feitosa; da diretora da Escola Estadual de Ensino Médio, professora Sueli; do secretário municipal de Educação, Geanclay Rodrigues; do representante da ong Argonautas Ambientalistas da Amazônia, Marcelo Aponte, cuja sede fica em Belém, capital do Estado; além dos jovens selecionados, pais, amigos, gestores públicos locais e representantes dos movimentos sociais.
Foram selecionados 40 jovens entre 16 a 24 anos de idade que, além de fazerem o curso sem custos, ainda receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150,00/mês. Com uma carga-horária total de 600 horas, o curso será terá um Módulo Básico, com 4 disciplinas, um Módulo Profissionalizante, com 7 disciplinas, além de 5 disciplinas com conteúdo transversal. Mais de 90 jovens participaram do processo de seleção, que foi realizado com apoio da Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Bentes de Carvalho.
Ao término do curso espera-se que os jovens estejam aptos a atuarem no terceiro setor, na iniciativa privada e no poder público em quaisquer atividades que exijam conhecimento básico de gestão e educação ambiental. O curso faz parte da estratégia de qualificação de jovens para atuarem na promoção do desenvolvimento sustentável no Município de Rondon do Pará e na Região da BR-222 e será promovido através de uma parceria estabelecida entre diversas instituições, com apoio do MEC, MMA e CEFET, órgão federais que atuam com educação e meio ambiente.
A COMVIDA é uma organização não governamental de Rondon do Pará, que a partir de princípios cristãos, tem se destacado na formação e qualificação de jovens e contribuído com o desenvolvimento integral da comunidade, sendo detentora de uma Rádio Comunitária que atua no município e de projetos de educação ambiental, inclusão digital e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
Outro fato marcante, que chamou atenção de todos foi o depoimento da jovem Laodicélia Souza (20 anos), que relatou como participar do Programa Agentes Cultura Viva transformou a sua vida. "Saí praticamente de uma situação de desprezo para uma vida feliz, onde aprendi o quanto sou importante para Deus, para mim mesma e para minha comunidade. A COMVIDA ajudou a revolucionar minha vida, hoje me sinto útil e mais preparada", declarou a jovem (foto) que já viveu um tempo difícil quando coletava lixo para sobreviver, passou pela qualificação da COMVIDA e agora está no curso de Formação de Jovens Agentes Ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário