A COMVIDA tem como missão contribuir com o desenvolvimento integral da comunidade e celebrar a vida através do resgate da arte, da cultura, da educação e do meio ambiente, com base em princípios cristãos. Rua Gonçalves Dias, 762 - Centro - Rondon do Pará - Fone (94) 3326 1242
terça-feira, 27 de novembro de 2007
COMVIDA PARTICIPA DE OFICINA QUE DISCUTE ACESSO A INFORMAÇÃO AMBIENTAL
segunda-feira, 26 de novembro de 2007
COMVIDA FM 104,9 e JORNAL RÁDIO FATOS - A Parceria que informa Rondon do Pará
Na COMVIDA FM o RADIO FATOS vai ao ar de segunda a sexta-feira das 11:00h as 11:30 da manhã.
O Jornal é apresentado pelos locutores Geraldo Araújo e Cristina Marques e conta com repórteres em Brasília e em todos os estados brasileiros. Os destaques internacionais ficam por conta dos correspondentes Max Hamoy (Nova York) e Cláudio Canadá (Europa). É veiculado por mais de 212 emissoras de rádio em todo o país!
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Curso de Formação de JOVENS AGENTES AMBIENTAIS
Foram selecionados 40 jovens (foto) entre 16 a 24 anos de idade que, além de fazerem o curso sem custos, ainda receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 150,00/mês. Com uma carga-horária total de 600 horas, o curso será realizado durante 6 meses, em 2 turmas, (manhã e tarde), com um Módulo Básico que prevê 4 disciplinas e um Módulo Profissionalizante, com 7 disciplinas, além de 5 disciplinas com conteúdo transversal. Mais de 90 jovens participaram do processo de seleção.
O curso faz parte da estratégia da Agenda 21 Local de qualificar jovens para atuarem na promoção do desenvolvimento sustentável no Município de Rondon do Pará e na Região da BR-222 e será promovido através de uma parceria estabelecida entre as seguintes instituições:
- Argonautas Ambientalistas da Amazônia
- COMVIDA Ponto de Cultura
- Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Bentes de Carvalho.
- Secretaria Estadual de Educação (SEDUC)
- Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (SECMA)
- Secretaria Municipal de Educação (SEMEC)
- Ministério da Educação – Programa Escola de Fábrica
- Ministério do Meio Ambiente – Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA)
- Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET-PA)
DISCIPLINAS DO CURSO:
I – Módulo Básico
Língua Portuguesa (Redação e Interpretação)
Matemática
História Regional da Amazônia
Geografia com enfoque em cartografia
II – Módulo Profissionalizante
Educação Ambiental
Legislação Ambiental
Tecnologia e Controle de Poluição
Biologia Ambiental
Saneamento Ambiental
Tratamento de Águas e Resíduos
Elaboração de Projetos Socioambientais
III – Temas Transversais
Protagonismo juvenil, políticas públicas e responsabilidade socioambiental
Direitos Humanos, Educação, Ética e Cidadania
Identidades culturais grupais e individuais na Amazônia
Desenvolvimento Sustentável Local
Agenda 21 como metodologia para transformação socioambiental
A FÉ CRISTÃ E O MEIO AMBIENTE - Marina Silva
É claro que falar de fé cristã e meio ambiente não é tarefa simples. Minha formação acadêmica é em história. Não sou teóloga. Converti-me há oito anos. Como muita gente, eu me converti pela dor. Tinha sofrido uma contaminação com mercúrio, que estava me fazendo perder a visão, a capacidade de movimentos, a memória matemática e espacial.
Ao converter, meu desejo era carregar comigo, durante todo o tempo, a minha Bíblia. Mas, por ter um grave problema de visão, tive que optar por uma Bíblia de letras grandes e minhas filhas me criticaram, dizendo que aquela era uma Bíblia usada por idosos. Fiz, então, o design dessa Bíblia produzida em couro vegetal, que levo sempre comigo.
Muitas vezes, nas igrejas, nós temos a idéia de que os ambientalistas, os que defendem o meio ambiente, são pessoas que prestam culto à natureza ou que fazem isso porque têm alguma participação em movimentos esotéricos. É claro que isso pode acontecer. Mas a defesa do meio ambiente para nós, cristãos, não é uma questão política, ou utilitária; é uma ordenança divina.
Quando me converti, comecei a ver a Bíblia com outros olhos. Passei a ver exatamente o que havia de ensinamento para o meu trabalho. Eu era senadora, lidava com temas como meio ambiente, direitos humanos, educação, questão social, violência...
A Bíblia nos apresenta várias passagens nas quais encontramos Deus se reportando à questão do cuidado com a natureza. Uma delas está em Gênesis 2.15: “Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar”. Nesse mesmo versículo, o Senhor acrescenta: “para o cultivar e guardar”. Guardar, no sentido de cuidado, de zelo. Por que cultivar? Porque a terra era e permanece sendo algo como um jardim abundante, com toda espécie de animais, de frutos...
Abraão também nos apresenta um interessante testemunho, pois foi enviado para uma terra que não conhecia, a fim de ser pai de uma grande nação, uma geração tão grande que nem poderia ser contada. Ele se preocupou com as gerações futuras. Esta é uma parte muito bonita na Bíblia: “Plantou Abraão tamargueiras em Berseba e invocou ali o nome do SENHOR, Deus Eterno” (Gn 21.33). Quantos anos tinha Abraão quando plantou aquele bosque de tamargueiras? 80 anos? 100 anos? Por que um homem de idade tão avançada haveria de se preocupar em plantar um bosque de tamargueiras, se ele não comeria do fruto daquelas árvores, se não usaria as suas sombras para descansar? Ele plantou as tamargueiras simbolizando a sua aliança, o seu cuidado com as gerações futuras.
Há vários momentos na Bíblia em que Deus nos ensina claramente a respeito do cuidado com a natureza. Ainda no Pentateuco, na elaboração da Constituição do povo judeu, Ele nos chama a cuidar do meio ambiente. Em Deuteronômio 22.6, Ele nos ensina a cuidar dos animais, quando diz: “Se de caminho encontrares algum ninho de ave, nalguma árvore ou no chão, com passarinhos, ou ovos, [...] não tomarás a mãe com os filhotes”. Matar a mãe com os filhotes é comprometer a reprodução dos animais. E, comprometida a sua reprodução, as espécies entrarão em extinção.
Nossa fé deve caminhar seguindo a vontade de Deus. Deve ter sempre como alvo a edificação. Deve ser coerente com o nosso desejo de que os governantes não busquem a sua própria prosperidade, mas estejam interessados em conhecer e buscar o cumprimento dos propósitos de Deus para o país. Com certeza, isso resultará na alegria do povo e no júbilo divino.
Peço que orem por mim, que orem pelos nossos governantes. Para que não cometamos erros e, se os tivermos cometido, sejamos capazes de nos corrigir e passar a evitá-los. O Ministério do Meio Ambiente está trabalhando com políticas integradas, controle social, desenvolvimento sustentável, fortalecimento da política ambiental, e a questão de uma política que contemple os vários segmentos da sociedade.
*Marina Silva é Ministra do Meio Ambiente do Brasil.
NotaTexto adaptado do capítulo 8 do livro Missão Integral – proclamar o reino de Deus, vivendo o evangelho de Cristo, publicado pela Editora Ultimato e Visão Mundial (http://www.ultimato.com.br/).
terça-feira, 13 de novembro de 2007
OFICINA DE COMUNICAÇÃO POPULAR
Foram 30 horas de intensas atividades, com a participação de 26 membros de organizações sociais locais, tais como a APAE, Associações de Moradores de Bairros, Sindicatos, Grupos Juvenis e Culturais, gerando o radiojornal “Rondon em Foco”, com noticiário local, que foi transmitido pela COMVIDA FM 104,9.
A comunicação tem um papel fundamental quando uma comunidade quer mudar o contexto social em que vive. Para promover as mudanças desejadas é preciso que as pessoas estejam bem informadas, mobilizadas e conscientes do que desejam para o seu futuro. Quanto melhor for a troca de informações, o acesso ao conhecimento e a instrumentos locais de comunicação e o domínio de novas tecnologias, maior será a chance de desenvolvimento do lugar e de concretização dos sonhos da comunidade.
A apropriação dos instrumentos de comunicação pela comunidade em vez de deixar a comunicação nas mãos dos detentores do poder econômico e político, permite seu uso a serviço da própria comunidade. Aí a comunicação cria o “círculo vicioso do bem” agindo como instrumento democrático de desenvolvimento, de libertação, de criatividade, de cooperação, de educação, de cultura, de inclusão social e digital, de construção de uma cultura de paz, de um mundo economicamente mais equilibrado e socialmente mais justo.
A oficina foi ministrada pelo jornalista Nilton Silva, que já trabalha há anos com comunicação social popular, através de 3 módulos, com o seguinte conteúdo programático: Módulo 1: Software livre: uma introdução à cultura da liberdade e da inclusão digital. Módulo 2: Programas em áudio: radiojornalismo, boletim falado, grade de programa, verificação de percepção dos ouvintes. Módulo 3: Impressos: definição de conteúdo, escolha de formatos e dos meios de impressão; noções de projeto visual; o texto impresso; manipulação dos softwares de edição; e elaboração de planos de distribuição.
Apoiaram a realização da Oficina a Prefeitura de Rondon do Pará, o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura.
segunda-feira, 12 de novembro de 2007
Caminhando com os Livros
sábado, 10 de novembro de 2007
COMVIDA FM 104,9
O time de locutores da COMVIDA FM conta com Marcilene, Wilma (foto), Rafael Colheita (foto), Claudio e Angélica. Em breve a rádio estará sendo transmitida em tempo real pela internet e contará com uma equipe de repórteres comunitários.
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Inclusão Digital Para a Melhor Idade
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Oficina de Produção de Vídeo
Atenção: O 2o. Módulo já está confirmado para dias 17 a 22 de dezembro.
Abração a todos.
sábado, 3 de novembro de 2007
Oficina de Produção de Vídeo
O enfoque principal esteve na elaboração de roteiros. O monitor da oficina, o videomaker Ronaldo Rosa, com habilidade e competência, trabalhou o conteúdo com êxito para uma turma de 14 artistas iniciantes na arte cinematográfica, dos municípios de Rondon do Pará, Abel Figueiredo e Dom Eliseu.
Como exercício de aprendizagem do módulo foi construido um roteiro embasado na vivência de um dos oficineiros, um show de sua banda, Os Querubins, em uma comunidade próxima a Rondon do Pará. Uma experiência rica para todos.
O Ponto de Cultura COMVIDA pretende, ao final dos 5 módulos da Oficina, concretizar um sonho: gerar como produto um vídeo sobre temática sociocultural relevante da região BR-222, localizada no sudeste do Estado do Pará e sob forte impacto do modelo de ocupação desordenada da Amazônia.
O próximo passo da COMVIDA, além da conclusão da Oficina, será criar um Cineclube, como estação de difusão cinematográfica e aprendizado, além de publicar um "Diário de bordo" em formato de blog, sugestões do monitor Ronaldo Rosa, prontamente absorvidas pelo Ponto de Cultura.
De Rondon do Pará,
Marcilene Almeida - Monitora da COMVIDA
http://www.caminhodevida.org.br/