terça-feira, 13 de novembro de 2007

OFICINA DE COMUNICAÇÃO POPULAR

Com o propósito de possibilitar que a comunidade, através das organizações dos movimentos sociais, se aproprie dos instrumentos e tecnologias de comunicação, a COMVIDA, a Agenda 21 Local e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram a “Oficina de Comunicação Popular”, na ultima semana de junho.

Foram 30 horas de intensas atividades, com a participação de 26 membros de organizações sociais locais, tais como a APAE, Associações de Moradores de Bairros, Sindicatos, Grupos Juvenis e Culturais, gerando o radiojornal “Rondon em Foco”, com noticiário local, que foi transmitido pela COMVIDA FM 104,9.

A comunicação tem um papel fundamental quando uma comunidade quer mudar o contexto social em que vive. Para promover as mudanças desejadas é preciso que as pessoas estejam bem informadas, mobilizadas e conscientes do que desejam para o seu futuro. Quanto melhor for a troca de informações, o acesso ao conhecimento e a instrumentos locais de comunicação e o domínio de novas tecnologias, maior será a chance de desenvolvimento do lugar e de concretização dos sonhos da comunidade.

A apropriação dos instrumentos de comunicação pela comunidade em vez de deixar a comunicação nas mãos dos detentores do poder econômico e político, permite seu uso a serviço da própria comunidade. Aí a comunicação cria o “círculo vicioso do bem” agindo como instrumento democrático de desenvolvimento, de libertação, de criatividade, de cooperação, de educação, de cultura, de inclusão social e digital, de construção de uma cultura de paz, de um mundo economicamente mais equilibrado e socialmente mais justo.

A oficina foi ministrada pelo jornalista Nilton Silva, que já trabalha há anos com comunicação social popular, através de 3 módulos, com o seguinte conteúdo programático: Módulo 1: Software livre: uma introdução à cultura da liberdade e da inclusão digital. Módulo 2: Programas em áudio: radiojornalismo, boletim falado, grade de programa, verificação de percepção dos ouvintes. Módulo 3: Impressos: definição de conteúdo, escolha de formatos e dos meios de impressão; noções de projeto visual; o texto impresso; manipulação dos softwares de edição; e elaboração de planos de distribuição.

Apoiaram a realização da Oficina a Prefeitura de Rondon do Pará, o Fundo Nacional do Meio Ambiente e o Ministério da Cultura.

Nenhum comentário: